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O teste HumanGuide® foi aprovado para uso profissional pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP no ano de 2009. A psicóloga e orientadora profissional Giselle Welter trouxe a metodologia para o Brasil no ano 2000, ao identificar a falta de instrumentos precisos, rápidos, práticos e econômicos para o contexto organizacional e de orientação de carreira de adultos. Seu intuito era, quando aprovado, disponibilizá-lo para o mercado em um formato totalmente WEB, mais seguro, sofisticado e robusto do que a plataforma original da Suécia.
Para isso, Giselle entrou em contato com um amigo de longa data, Marco Sinicco, empresário do setor de TI e expert em WEB, e lhe apresentou o HumanGuide®. Ele se interessou muito pelos resultados obtidos com ele, e surpreendeu-se com a precisão do teste, e com sua simplicidade e rapidez. Nesse mesmo ano, ambos firmaram uma parceria e fundaram a RH99.
Em 2009, ano da certificação do HumanGuide® junto ao CFP, a RH99 fechou um acordo de representação e comercialização exclusiva da metodologia com a HumaKonsult AB, de propriedade do idealizador do HumanGuide®, Rolf Kenmo. O acordo, de longo prazo, serviu de base para os investimentos financeiros e humanos necessários para o desenvolvimento dessa metodologia no Brasil.
A plataforma na sua versão 1.0 levou 15 meses para ficar pronta, e o parto dessa longa gestação foi trabalhoso e dolorido. Foram centenas de testes, modelos de formato, calibração de textos para a expressão dos fatores, usabilidade, velocidade, segurança, etc, etc. O objetivo era desenvolver e lançar um sistema de avaliação que fosse, ao mesmo tempo, muito simples, seguro, robusto e agradável de usar.
Tudo foi pensado para que o profissional habilitado pudesse operar sem a dependência de intermediários e de suporte, desde a sua inscrição na plataforma, processo de habilitação como usuário no teste, até a aquisição de créditos e envio dos links com o convite para responder o teste para os respondentes. A ele caberia interpretar o resultado, integra-lo a demais elementos constantes do processo de avaliação, chegar a uma conclusão e emitir seu parecer, de sua responsabilidade. A ideia sempre foi automatização total da parte operacional para o psicólogo, para o respondente e para a RH99, e jamais abrir mão da sua expertise.
Esse conceito foi bastante revolucionário para a área, numa época em que ainda se vendiam testes em formato lápis e papel, ou semi-informatizados, por meio do acesso a aplicativos de correção atrelados à compra obrigatória de folhas de correção em lápis e papel, o que é um contrassenso. Cabe destacar que o HumanGuide® é o primeiro instrumento de avaliação psicológica aprovado pelo CFP que nunca teve uma versão em lápis e papel. Ele já nasceu no formato WEB. Esse formato permitiu que o respondente fizesse o teste sem a necessidade de se deslocar até a empresa, ou ao local da entrevista, o que agradou muito aos recrutadores.
Para facilitar a comercialização do HumanGuide® foi criada uma moeda padrão, denominada crédito, que passou a servir como valor de referencia, associado a um serviço (emissão do relatório), facilitando muito a operação e processo comercial na época.
A primeira sensação que tivemos com o HumanGuide® foi de que a total automatização do processo, desde o cadastramento do respondente até a emissão do relatório com o resultado obtido por ele, foi vista, inicialmente, como algo frio e distante, não usual para a época. A possibilidade de realizar uma avaliação online, não presencial, despertou certa desconfiança da comunidade de psicólogos quanto à precisão e confiabilidade do resultado do teste.
Com o passar do tempo, outros sistemas, em outras áreas, cada vez mais autônomos e informatizados, começaram a sem impor como cultura de automação de processos de análise, sem assistência direta. Paralelamente, notamos que os
profissionais que já utilizavam o HumanGuide® estavam prestando auxílio a colegas, orientando-os em como entrar na plataforma do teste diretamente. Aos poucos, os nossos usuários passaram a prestar um suporte indireto para novos
interessados. Assim, além de divulgar o HumanGuide® por meio da propaganda boca-a-boca, formaram uma comunidade de usuários.
A plataforma funcionava, mas sua penetração não se deu na velocidade esperada, embora estivesse crescendo de forma orgânica por meio do elevado índice de recorrência: quem experimentava o HumanGuide® gostava dele, recomendava-o a
um colega e o instruía em como fazer para utilizá-lo.
Alguns anos após o lançamento da plataforma HumanGuide®, fechamos acordo de parceria com a Vetor Editora Psicopedagógica, que ajudou muito na divulgação do teste de forma capilar junto ao público PSI. A Vetor, além de ter publicado a manual técnico do HumanGuide® e o livro de autoria de Rolf Kenmo, passou a divulgar o instrumento e a realizar cursos sobre o HumanGuide®, preparando os psicólogos para a prova de certificação. Não basta querer usar o HumanGuide® e ter o CRP ativo. Para que o psicólogo possa utilizar o sistema deve comprovar que estudou o manual e que consegue interpretar corretamente o resultado obtido com o teste.
O nosso crescimento saiu de zero, em 2010, para mais de 500 mil testes realizados até fevereiro de 2019. Ao longo desses anos, estabelecemos contato com empresas que necessitavam realizar um grande volume de testes por ano, e que precisavam automatizar ainda mais o processo de avaliação. Para atender a essa demanda, plugamos o nosso sistema, de forma customizada, em cada uma delas.
Nesses nove anos, foram realizados mais de 2.500 cadastramentos, distribuídos entre empresas e profissionais autônomos, e foram implementadas significativas melhorias, a partir das demandas dos nossos usuários.
Para a RH99, todo o sistema sempre estará na versão BETA, em estado inacabado, pois, assim como qualquer organismo vivo, ele evolui, cresce, se adapta e muda. Nós temos a consciência de que devemos sempre estudar muito para que
possamos aprimorar e adequar nossos produtos a novas necessidades e realidades, oferecendo soluções cada vez mais rápidas e sofisticadas.
2 017 foi um ano decisivo para nossa decisão de dar um novo rumo à plataforma. Além da necessidade de melhorias estruturais, novas HR Techs estavam entrando no mercado, com foco na análise de dados via DATA ANALITYCS (forca bruta), ou com outras soluções, mas sem contar com uma teoria psicológica para apoiar a interpretação dos resultados. Sentimos que era hora de um grande UPGRADE, de passar de uma plataforma puramente operacional, para oferecer uma outra plataforma complementar, agora voltada ao RH estratégico. Chegara a hora de usar mais a riqueza e o potencial da metodologia, combinando-a com outras informações complementares. Estava na hora de liberar o nosso profissional do improdutivo trabalho manual, operacional, preso à ditadura do papel em formato A4, permitindo que o nosso cliente pudesse, à distância de um toque, visualizar muitas informações, antes impossíveis de serem contextualizadas, devido à sua complexidade e quantidade.
Assim, resolvemos escrever uma nova plataforma, paralela, ao invés de atualizar a existente. Isso fez com que tivéssemos que imaginar uma outra forma de comercialização, abolindo o conceito do já tradicional crédito, partindo para a cobrança sobre processamento, por assinatura. Isso se traduziu não só em redução de custos, mas numa nova maneira de utilização do instrumento, que teria impacto sobre a forma como vinha sendo utilizado. Dessa maneira, o RH saberá que poderá utilizar o teste na sua totalidade, sem restrição de quantidade de créditos, porém sempre no limite da capacidade contratada pela empresa.
A construção da nova plataforma teve como objetivos oferecer:
• Visualização hierárquica global dos colaboradores da empresa;
• Geolocalização dos seus colaboradores em relação à localização da empresa/local de trabalho;
• Melhor aproveitamento e tratamento dos resultados do HumanGuide® no que concerne a informações fornecidas pelo respondente, ajudando a situá-lo dentro da estrutura organizacional;
• Utilização da informatização para a ajudar a traduzir para o profissional de RH, de maneira intuitiva, os dados obtidos com HumanGuide®, ajudando-o a "sentir" a empresa.
Resumindo, nosso objetivo era conseguir fazer um raio X da empresa e que, por meio dele, o profissional de RH pudesse ver o organograma motivacional da organização.
Durante outros 15 meses de muito estudo, trabalho de programação e validação de algoritmos com base em mais 200 mil testes realizados - uma massa crítica extremamente significativa, estatísticos e analistas puderam esquadrinhar e
analisar todos os dados disponíveis na base.
E assim nasceu a plataforma batizada de rX.
Considerando que boa parte das empresas será cada vez mais dinâmica quanto à necessidade de realocação de seus colaboradores para fazer frente ao caleidoscópio de inovações de produtos, serviços, marketing etc., faz-se necessário, cada vez mais, dispor de um sistema que seja a "memória" do seu modus operandi. Com ele, é possível estabelecer melhores critérios de contratação e reposicionamento dos colaboradores, mesmo em caso de substituição do próprio profissional de RH. Nada se perderá com sua possível saída da empresa.
A plataforma rX foi pensada para que o profissional de RH possa "VER" a empresa de forma orgânica e sempre atualizada, "LER e SENTIR" a dinâmica de um departamento, de uma constelação de colaboradores, ou de um único indivíduo.
BITS & NEURÔNIOS significa que o kernel do rX foi construído de tal forma que possa não só "apreender" os inputs de novos dados, seja por meio das atualizações naturais do Departamento Pessoal (DP), como novas contratações e/ou demissões, mas, também, contar com a sensibilidade do olhar do profissional de RH que está operando o sistema. Por meio de SIM ou NÃO, esse profissional poderá ajudar a calibrar os algoritmos que estão por traz dos filtros de dados, validando ou invalidando-os. Com isso, o rX estará sempre na versão BETA, pois ele foi construído de modo que possa apreender novos dados, e se aprimorar continuamente.
Entretanto, o nosso LEARNING MACHINE contará, sim, com a ajuda do ser humano, pois ele ajudará a refinar a TEORIA que fundamenta o HumanGuide®, testada e verificada com uma margem de acerto superior a 84%, segundo o estudo
de validade e precisão. Com o refinamento humano, poderemos aumentar ainda mais essa precisão, e muito mais rapidamente.
Para nós, a supervisão humana é essencial e indissociável do nosso sistema, pois ela é sua base. Essa supervisão será contemplada no contrato, que exigirá que a empresa conte com um psicólogo habilitado no HumanGuide®, que será
responsável pela operação da plataforma e dará o suporte necessário para o pleno aproveitamento dos recursos existentes no rX, cuja presença é necessária para que a RH99 possa disponibilizar a plataforma para a empresa.
Com o rX, nossos usuários poderão acompanhar um processo de grande aperfeiçoamento do HumanGuide®, tanto do refinamento do sistema, como de novas aplicações.